Blog LN


"BLOG LUCIANA NÓBREGA: ARTE, CULTURA, MPB E OUTRAS BOSSAS. " [Alexandre Lira]


LN BlogSpot - Por LUCIANA NÓBREGA

L N Blog

"Blog Luciana Nóbrega: arte, cultura, MPB e outras bossas."
[Alexandre Lira]

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Manifestação NITERÓI - dia 19.06.2013

                                                  "O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO"



Niterói parou no dia 19 de junho em nome do povo, que revindicava como em todo o País, por vários motivos.


Aliás, motivo é o que não nos falta nos dias atuais: desde o aumento nas passagens, ao passe livre para os estudantes, a saúde, educação, até as questões em relação a PEC37, corrupção, inflação e outros tantos assuntos com os quais o governo vem massacrando o povo brasileiro. Incluindo a grana que aparece a rodo, quando o assunto se trata de reformas de estágios e embelezamentos "apenas para gringo ver" e o "salário oh" !

A verdade é que a juventude está dando uma linda demonstração de que não colocaram " mentos" na "geração coca-cola" e os herdeiros dessa geração hoje, demonstram todo o legado de democracia, aversão a corrupção e união em nossas ruas pelo país inteiro.

Foi lindo de ver, emocionante participar e posso dizer com conhecimento de causa que quem não estava lá deveria estar e perdeu a oportunidade de sentir orgulho por ser brasileiro!

"O povo nas ruas Rodrigo a culpa é sua", foi uma das frases mais usadas em Niterói,  que diferente de nossos governantes e policiais, teve humor até quando o assunto foi a invasão da polícia na grande e gigante parte pacífica da manifestação: do nada apareceu um grupo de pessoas vestidas de LIGA DA JUSTIÇA, dizendo deixe conosco e foram a direção da polícia, e é claro apanharam sem motivo, para variar!

Frases como:

"O Povo na Rua Rodrigo, a culpa é sua"; "Pega esses 20 centavos, e enfia no SUS", "Não é só passagem", "Era um País muito engraçado, não tinha escola, só tinha estágio. Ninguém podia fazer passeata não, porque a PM sentava a mão"!, "Sem Partido" e quando apareceu pessoas com bandeiras de partido foram vaiadas a ponto de envergonhadas fecharem suas bandeiras. Demonstração clara de que até mesmo muitos líderes de partidos que lá estavam, não estavam por seus partidos, e sim por apoiarem e revindicarem os direitos do povo brasileiro de cidadãos.



Em meio a tudo isso, um chão vasto de pessoas sentadas e minutos depois pulando, luzes que se acendiam e piscavam nos prédios em apoio aos que estavam nas ruas: "quem apoia pisca", "quem apoia sai do chão"! Entre outros inúmeros cartazes, super convenientes e de muita criatividade eram revindicadas as questões mais importantes em pauta, e expostos por toda a principal avenida de Niterói: Avenida Amaral Peixoto.

Pelos manifestantes foi relevado inclusive a situação de habitação dos desabrigados do Morro do Bumba e o total descaso com o principal hospital público de Niterói: Hospital Antônio Pedro.

Foto by Luciana Nóbrega
Contudo, a  Avenida Amaral Peixoto estava ocupada por toda sua extensão, de forma pacífica e muito emocionante. Tinham pessoas de todas as idades e muitos jovens todos lutando pelo mesmo ideal: acabar com a corrupção em nossa política.
Inclusive devo citar que foi lindo ver ao meio de todos (e não pelas bordas das ruas), um cadeirante corajoso, no meio da rua com todos lutando por nossos direitos, pelos seus direitos e de toda nossa população.

Contudo, embora muitos defendam que a ação errada da Polícia é apenas em relação a vândalos, essa que vos escreve pode garantir, com conhecimento de causa que, não é:
A polícia age de forma a agredir os manifestantes que estão agindo de modo normal e pacífico atirando contra estes também, gazes lacrimogênios, spray de pimenta ...
Foto by Luciana Nóbrega

Não sou vândala, nem baderneira e respirei muito gás junto a todos que me acompanhavam quando estávamos apenas tentando ir para casa pacificamente. Isso não é apenas desnecessário, como fere nossos direitos humanos. É um absurdo!

A nossa polícia da provas claras de não estar nem um pouco preparada para agir em situações como essas, tratando a população como se todos estivessem agindo com vandalismo pelas ruas. Ou como se fossemos bichos!

Em Niterói, a polícia foi atrás de pessoas comuns que estavam andando na direção de ir embora da manifestação de forma pacífica. Deixando com que nos sentíssemos acuados, sem saber em que rua entrar para ir para casa. A cada esquina que se virava apareciam dois ou mais camburões com armas para fora e inclusive com inseticida, para jogar contra a população: isso é um ABSURDO E ABUSO DE PODER!

A sociedade resta uma pergunta: onde está a polícia na hora que precisamos dela, quando por exemplo uma de nossas casas foi invadida e que demoram tanto a chegar que os ladrões fogem? E onde estão quando somos assaltados pelas ruas? Mas pra tacar gás em gente que não tá fazendo nada eles aparecem rapidinho não é mesmo! Estranho! Muito estranho!



Foto by Luciana Nóbrega
"Era um País muito engraçado, não tinha escola, só tinha estágio. Ninguém podia fazer passeata não, porque a PM sentava a mão"!




"Luciana Brígido Monteiro Martins Nóbrega
é Cantora, Bacharel em Direito e Colunista do Jornal O ECO."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário e participação.
Pedimos que identifique-se se possível.

Equipe do Blog LN


foto by Débora Nóbrega | design by Luíza Medeiros