POR LUCIANA NÓBREGA
Trânsito da Av. Roberto Silveira à Ponte Rio-Niterói
Fotos by Luciana Nóbrega
A nossa cidade para em dia de chuva. Não se chega em lugar algum. Fora as catástrofes que parecem paralisar - aos que tem dever público de fazer algo - apenas na hora do susto.
Tem dias que tudo fica parado e se alguém tem que chegar em algum lugar com hora certa: sinto muito!
Quem mora na Região Oceânica e adjacências e usa ônibus, tem que descer no túnel que liga São Francisco com a Av. Roberto Silveira. E ANDAR!
Isso não só é um absurdo, como é um total descaso público.
Isso sem falar nos acontecimentos passados com os caminhos que ligam a Região Oceânica, com o centro de niterói, icaraí e os bairros próximos. Todo mundo sabe que a Estrada da Cachoeira não pode mais ter casas etc., mas tudo bem o povo esquece mesmo, não é isso?
Então, empurra-se com a barriga tudo o que deveria já ter sido feito desde ontem!
PARECE BRINCADEIRA: Na próxima temporada de chuvas fortes a gente vê quem vai ser a próxima vítima...
Como disse o apresentador Datena, do "Brasil Urgente" da BAND, quando estava fazendo a cobertura do morro do Bumba: "Os políticos estão dizendo que vão construir casas, mais agora é tarde, deveriam é construir CEMITÉRIOS!"
Será possível que vamos cair no esquecimento?! Já caiu tudo mesmo, não é?! Cair no esquecimento é só um tombo a mais! Afinal já estão todos acostumados a despencar!
E aí, fica no ar várias perguntas, entre elas, duas que não se calam:
1 - Cadê o dinheiro doado para o morro do BUMBA?!
2- Onde estão as obras e casas para aquelas pessoas que moram lá?!
Tudo bem, muitos dizem: - Mais tá vendo eles já voltaram para lá.
- O Povo também não luta por nada, já voltou todo mundo para lá.
Alguém já parou para pensar o que é ficar dias enfiados com toda sua família, junto com mais um milhão de outras famílias, em escolas, em galpões, sem ter notícias de quando vão resolver essa situação.
Alguém já parou para se colocar no lugar dessas pessoas que voltaram para suas casas, com medo porque estavam sendo saqueadas no pouco que tinham, e que lutaram, em anos de trabalho e inúmeras prestações apertadas no orçamento.
Já se imaginaram, não aguentando mais dormir em colchonetes, sem nem saber quando vão receber o tal auxílio aluguel... e alugar onde, meu DEUS!
E depois, errado ou certo, eles terem voltado para suas casas. Isso não é desculpa para não construir e
trasferi-los assim que pronto, para o esperado e prometido, outro lugar.
Paralelo a isso, temos também nossas principais vias de ascesso ao trabalho e ao cotidiano do centro da cidade, entupidas de carros. Em uma cidade onde falou-se em construir CICLOVIA.
Em uma cidade que já foi falada como modelo...
Só se for modelo de CAOS MAQUIADO!
Tudo bem, to falando de trânsito, de morro do Bunba, de maquiagem... enfim, uma verdadeira salada de assuntos. Só que está tudo ligado, por um fio etéreo. Fio este que mostra um sério PROBLEMA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
E O FATO É QUE PARA VARIAR QUEM PAGA É O POVO!
È certo que temos que resolver os impasses e situações difíceis visando a conciliação entre as necessidades e possibilidades do governo, do estado ou do município. Assim como, temos que ser tolerantes e compreensivos com o fato de que nem sempre da para se fazer tudo, sem abrir mão de seus pricípios é claro.
Muitas vezes é necessário negociar, buscar soluções que contemplem a todos para que impasses públicos e sociais sejam superados.
Também é certo que temos que ter cuidado com a rigidez e com o excesso de crítica aos políticos, afinal não são só eles quem devem fazer algo e sim todos nós.É necessário também exercitar o perdão, porque ele possibilita o entendimento. Mas nos casos em que a solução partiu de todos, como as doações em dinheiro que somaram quantias altas, para o morro do Bumba. A gente ver esse dinheiro não chegar onde tem que chegar é o fim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos por seu comentário e participação.
Pedimos que identifique-se se possível.
Equipe do Blog LN